Em Outubro de 2009, passei três semanas em Paris. Para não perder o contato com as amigas, ensaiei um Diário de Bordo que cobriu apenas parte da viagem, mas que foi o suficiente para me lançar numa vertente "literária" até então suspeitada por alguns, mas ignorada por mim. Este blog é uma tentativa de incrementar e concluir o Diário e de disponibilizá-lo para um grupo maior de leitores interessados.

terça-feira, 2 de março de 2010

J'arrive! Encore...

Aqui vai nova postagem desse vídeo do Claude Lelouch que mostra o percurso de uma Ferrari por Paris a toda velocidade. Se esta versão (o fundo musical é particular desta versão), assim como a anterior e tantas outras antes delas tornar-se indisponível, procurem por "Claude Lelouch Ferrari" ou "Claude Lelouch Rendezvous" no Google e no You Tube. Sempre haverá uma versão disponível deste vídeo que foi proibido e tornou-se "cult". Essa é sua estória:

Em Agosto de 1976, o diretor de cinema Claude Lelouch montou uma câmera em uma Ferrari 275 GTB e pediu a um amigo, piloto profissional de Fórmula 1, que a dirigisse a toda velocidade pelo coração de Paris, de madrugada.

Por razões técnicas, o filme dura só 10 minutos, o tempo máximo de um rolo de filme. O percurso parte de Porte Dauphine, passa pelo Louvre e termina na Basílica de Sacre Coeur. As ruas estavam abertas ao tráfego porque Lelouch não pôde obter licença para fechá-las. Por isso, o piloto avança sinais vermelhos, passa ao lado de pedestres, dirige na contra mão e se esquiva de caminhões de lixo. Ele completou o percurso em menos de 9 minutos, alcançando em alguns momentos velocidades de 325 Kmph.

Ao exibir o filme em público pela primeira vez, Lelouch foi preso. Nunca revelou a identidade do piloto e o filme foi proibido.

Nenhum comentário: